Abel Ventoso

Abel Ventoso

ABEL VENTOSO

1975

Nasceu em Buenos Aires; Argentina.
 

Desde tenra idade e impulsionado por uma forte motivação interna, desenvolveu meu lado criativo e sua paixão pela expressão artística.

A abordagem formal para as artes plásticas ocorreu devido à iniciação na carreira de arquitetura, e foi através deste processo que adquiriu as ferramentas básicas indispensáveis para a sua formação.

Embora considere valioso ter sido nutrido de uma educação universitária e suas contribuições acadêmicas, basicamente, o seu desenvolvimento não segue programas institucionais.

"Sou ciente das imperfeições dessa modalidade, mas me sinto confortável, é parte da minha identidade. Cada idéia nova vem imediatamente em relação ao resto do meu conhecimento, baseado em um todo e dando origem a novas combinações. O uso de materiais e técnicas não convencionais permite-me ressaltar o valor dos aspectos volumétricos e força expressiva".

Os conceitos de dualidade e equilíbrio dinâmico estão presentes através de forças opostas, mas são complementares como luz e sombra. A natureza abstrata visa enfatizar os aspectos formais, gerando uma linguagem autônoma em que a experiência visual se apresenta como uma espécie irredutível do conhecimento.

"Parafraseando Octavio Paz, compreendo que a dificuldade do trabalho não depende de seu significado inacessível, mas que é múltiplo: o trabalho é um conjunto de sensações, uma semente lançada no sentido semântico com a esperança de que germinem na imaginação".

Ver Obras
Gostou de alguma obra?