Ado Malagoli

Ado Malagoli
Ado Malagoli

ADO MALAGOLI
(1906 - 1994)

Nasceu em Araraquara, São Paulo; Brasil.

Teve infância difícil, ficando órfão aos 8 anos de idade, indo morar na casa de parentes em São Paulo. Iniciou sua vida como serralheiro e aos 13 anos em 1919, ingressa na Escola Profissional Masculina e lá permanece até 1922 saindo formado em Artes Decorativas. De 1922 a 1928, dedica-se ao estudo no Liceu de Artes e Oficio e se relaciona com Rebolo e Volpi.

Em 1930, quando Malagoli se muda para o Rio de Janeiro, os modernistas se fortalecem com a indicação de Lúcio Costa para a direção da Escola Nacional de Belas Artes.

Em 1935, funda-se em São Paulo, o Grupo Santa Helena contando com artistas como Bonadei, Volpi e Rebolo, sendo que estes dois últimos, tinham ligações com Malagoli.

Em 1942, um júri composto por Alcides da Rocha Miranda, Santa Rosa e Vittorio Gobbis dão a Malagoli o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Belas Artes.

Em 1946, ele é um dos fundadores da Associação Brasileira de Desenho  e mantém-se no Rio de Janeiro até 1952, quando se transfere para Porto Alegre convidado pelo Instituto de Belas Artes para ministrar aulas de pintura. Em 1958, presta concurso para professor catedrático de pintura e em 1976 se aposenta, permanecendo em Porto Alegre até o seu falecimento em 1994. Em sua homenagem o Museu de Arte do Rio Grande do Sul denominou-se, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli.

Ver Obras
Gostou de alguma obra?