Petrônio Bax

Petrônio Bax
Petrônio Bax

Petrônio Bax 

Carmópolis de Minas 1927-2009 Belo Horizonte) foi um pintor brasileiro. Dedicou-se à pintura, desenho, gravura e escultura.

Filho de pai holandês e mãe brasileira, nasceu em Carmópolis de Minas, passou parte de sua infância em Divinópolis e depois se instalou em Belo Horizonte. Entre 1946 e 1951, estudou pintura com Guignard e escultura com Franz Weissmann, no Instituto de Belas Artes da Escola Guignard. De Guignard, conserva fortes influências picturais e poéticas, sobretudo os cenários de Minas Gerais.

Seu pai, Pedro Bax, foi o arquiteto da Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Carmópolis de Minas, cuja construção se iniciou em 1927, ano de seu nascimento. Na capela-mor da mesma igreja, Petrônio Bax executou pinturas em 1988, hoje ocultadas após a restauração da mesma.

Os motivos e ambientes marinhos e as cenas bíblicas e religiosas são constantes em sua obra. Nas palavras de Monsenhor Almir, "Petrônio Bax tem o dom de captar no seu mágico pincel, de preferência a luz, com que sonda as águas e os mares, donde faz aparecer as criaturas que se comunicam com o mundo espiritual, saídas das nuvens e dos céus empíreos."

Assim como em suas obras, o artista traz na assinatura a forma do peixe. Símbolo da "boa nova", o peixe revela, no grego ichtys (peixe), um anagrama para Cristo:

I - Jesus; CH - Christo; TH - Theou - de Deus; Y - ios - Filho; S - soutér - Salvador.

Ver Obras
Gostou de alguma obra?