5 CURIOSIDADES SOBRE "PIETÀ" DE MICHELANGELO

 5 CURIOSIDADES SOBRE "PIETÀ" DE MICHELANGELO

1.É a única obra assinada de Michelangelo.
Segundo o especialista em história da arte do século XVI, Giorgi Vasari, Michelangelo ouvira um grupo atribuindo a autoria da escultura a outro artista. Ele teria, então, se trancado no local durante a noite e marcado seu nome nela. Depois disso, o autor se arrependeu da vaidade do ato e prometeu nunca mais assinar nenhuma outra de suas obras.

2.Foi criticada pela representação da Virgem Maria.
Alguns observadores da igreja zombaram da obra, dizendo que Michelangelo deixou a Virgem Maria com uma carinha de jovem demais para ter um filho de 33 anos, como se acreditava que Jesus tinha quando morreu. 

3.As vestes da Virgem Maria escondem um segredo.
De perto, nota-se que a cabeça da Virgem Maria é um pouco pequena demais para o corpo bem grande dela. Isso porque Michelangelo, para conseguir encaixar a santa segurando o filho adulto nos braços do jeito que ele imaginava, teve que fazer uma "gambiarra".
Por isso, o suporte da estátua foi feito em um tamanho maior. Para disfarçar essa diferença, o autor caprichou nas roupas que ela está vestindo, criando uma ilusão de que a obra é 100% proporcional. 

4.Ela já foi atacada e danificada.
Michelangelo tinha mania de gritar com suas esculturas e até descontar sua raiva nelas de vez em quando. Mas o que ficou famoso mesmo foi o episódio em que, no domingo de Pestecostes de 1972, um geólogo desempregado da Hungria pulou as grades da Basílica de São Pedro e partiu para cima da Pietà com um martelo.
O homem, chamado Laszlo Toth, acertou vários golpes, arrancou o braço esquerdo da Virgem Maria, quebrou a pontinha do nariz, e deixou um estrago na bochecha e no olho esquerdo.

5.Ela é uma mistura de estilos esculturais.
Michelangelo sempre foi elogiado por juntar a beleza clássica renascentista com poses mais naturais. Outra referência à influência renascentista é a estrutura, que forma uma espécie de pirâmide, com a cabeça da Virgem Maria lá em cima e suas vestes caindo em cascata pelos braços.

fonte: megacurioso