5 Obras importantes na história

5 Obras importantes na história

1- Café da manhã em pele - Meret Oppenheim
Object, ou Café da manhã em pele, é uma obra de arte em forma de objeto, como o próprio nome diz. Produzida pela artista e fotógrafa suíça Meret Oppenheim (1913-1985) em 1936, a peça traz características surrealistas.

Meret ainda coloca em questão outras reflexões referentes ao cotidiano e ao universo das mulheres, exibindo um caráter feminino indócil e rebelde que usa como suporte um objeto que representa a educação e civilidade.

A obra está localizada no Museu de Arte Moderna de Nova York.

2- Manto da apresentação - Arthur Bispo do Rosário
Manto da Apresentação é uma obra criada pelo brasileiro Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) durante o período em que ele permaneceu no centro psiquiátrico Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro.

O Manto da Apresentação é considerada a sua obra de maior valor. Se trata de uma espécie de capa toda bordada com os fios de lençóis do hospital. Nela há desenhos e muitos nomes de pessoas significativas para ele.

Foi construído para ser vestido no corpo de Bispo no momento de seu enterro, constituindo uma veste sagrada para a chegada aos céus. Entretanto, após a morte do artista, o Manto foi resguardado e hoje encontra-se no Museu Bispo do Rosário, no Rio de Janeiro.

3-  Vênus de Willendorf
A Vênus de Willendorf é uma pequena estatueta de figura feminina esculpida em pedra, que data de aproximadamente 25 mil anos a.C, ainda da época do Paleolítico.

Foi a equipe do arqueólogo Josef Szombathy que a encontrou na Áustria, em uma cidade chamada Willendorf em 1908.

A escultura, uma obra de arte pré-histórica, exibe volumosos seios e quadril largo, representando um ideal de mulher para aquela sociedade, pois tais atributos estavam relacionados à ideia de fertilidade e abundância.

4- O banquete - Judy Chicago
A instalação O banquete (The dinner party) é da artista americana Judy Chicago (1939-) e foi realizada em 1974.

É a obra mais conhecida da artista e representa um símbolo do movimento feminista. Já foi exposta em diversos países e vista por mais de um milhão de pessoas.

5-As duas Fridas - Frida Kahlo
Duas Fridas é uma pintura da mexicana Frida Kahlo (1907-1954) que data de 1939, sendo uma das obras mais famosas dela. A imagem é um autorretrato que traz a figura duplicada da artista, uma sentada ao lado da outra e de mãos dadas.

Na tela, a pintora busca sintetizar sua identidade, marcada por influência europeias e origens indígenas latinas. A Frida da esquerda traja um vestido branco ao estilo vitoriano e a da direita está vestida com indumentária típica do México.

As duas exibem o coração e estão interligadas a uma artéria. O plano de fundo é um céu coberto de nuvens carregadas e podem simbolizar o universo íntimo conturbado da artista.

O quadro tem dimensões de 1,73 x 1,73 cm e pode er visto no Museu de Arte Moderna da Cidade do México.

Fonte: culturagenial
 

Confira 5 obras importantes e pouco conhecidas.