Arte por IA não pode ser protegida por direitos autorais.

Arte por IA não pode ser protegida por direitos autorais.

Uma obra de arte criada por inteligência artificial sem qualquer intervenção humana não pode ser protegida por direitos autorais sob a lei dos Estados Unidos, decidiu um tribunal dos EUA em Washington, D.C.

A juíza do Distrito dos EUA, Beryl Howell, afirmou na sexta-feira que apenas obras com autores humanos podem receber direitos autorais, confirmando a rejeição do Escritório de Direitos Autorais a um pedido feito pelo cientista da computação Stephen Thaler em nome de seu sistema DABUS.

A decisão de sexta-feira segue derrotas de Thaler em licitações por patentes nos EUA que cobriam invenções que ele afirmava terem sido criadas pelo DABUS, abreviação de Dispositivo para a Inicialização Autônoma da Sentença Unificada.

Thaler contestou a decisão em um tribunal norte-americano, argumentando que a autoria humana não é um requisito legal concreto e que permitir direitos autorais para IA estaria de acordo com o propósito dos direitos autorais conforme delineado na Constituição dos EUA para "promover o progresso da ciência e das artes úteis".