O maior ladrão de arte

O maior ladrão de arte

Stéphane Breitwieser não é um ladrão comum. Um francês de 52 anos que roubou incríveis 200 museus e igrejas em toda a Europa no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, ele é um caso extremo entre os ladrões de arte. Muito poucos criminosos na história roubaram de mais de 10 museus – e a grande maioria dos ladrões de arte, mesmo que não sejam pegos, só tenta roubar um museu uma única vez.

O motivo para isso, como muitos ladrões descobrem da pior maneira, é que mesmo depois de burlar os sistemas de segurança de um museu, desengatar expositores, contornar os guardas e furtar a obra de arte, os problemas estão apenas começando. Uma peça única e rastreável, cuja imagem provavelmente aparecerá nas notícias, é um fardo. E tentar monetizar tal item muitas vezes é mais perigoso do que roubá-lo.

Ele fez algo que menos de um em cada mil ladrões de arte fazem: roubou por amor à arte, não por dinheiro. Breitwieser exibia todo o seu saque em seu quarto e os admirava à vontade, garantindo também que ninguém entrasse em seu quarto, incluindo amigos, familiares e funcionários.

A história de Stéphane Breitwieser é contada de forma inédita pelo livro “The Art Thief”, de Michael Finkel.

fonte: forbes