Obra de arte é um bom investimento?

Obra de arte é um bom investimento?

Em tempo de incerteza na economia, há um investimento difícil de se perder dinheiro: OBRAS DE ARTE. Quadros de pintores latino-americanos e brasileiros estão valorizados no mercado internacional e brasileiro. Telas de Vicente do Rego Monteiro e de Cícero Dias, por exemplo, estão sendo vendidos na casa dos milhões, como ocorreu há dois meses, em São Paulo, com Fuga pro Egito, de autoria de Vicente do Rego Monteiro, comercializada por R$ 2 milhões.

Investir em ARTE é, assim como qualquer outro investimento, um processo que leva tempo e dedicação do investidor. Isso acontece porque o interessado em investir em obras deverá pesquisar para não alocar seu dinheiro em um investimento com chances de não prosperar.

O primeiro passo para começar a investir em arte é começar a frequentar exposições em museus e galerias. Observar os nomes que aparecem nas galerias de arte e leilões também. Investir em artistas em ascensão é uma boa opção para os mais interessados e possuem um olhar mais crítico sobre as obras.

Entrar em contato profissionais, galerias de arte, curadores é uma dar formas de se adquirir mais conhecimento referente a artistas, obras e reconhecimento diante do mercado de arte. 

Existem dois caminhos que um investidor de artes pode seguir:
1. Optar por artistas consagrados 
2. Ou artistas em ascensão

Outro fator que também influencia na valorização dos quadros é a técnica utilizada pelo artista. Geralmente, é mais valorizado o óleo sobre a tela, enquanto gravuras em papel na grande maioria são pouco valorizadas.

Porém, é preciso pensar que quanto mais reconhecido o artista for, maior será o aporte de investimento na obra. É por esse motivo, que muitos investidores iniciais optam por artistas em pleno reconhecimento.

Por fim, ao investir em arte, é crucial a pesquisa. Leia sobre a vida do artista e sobre o seu trabalho. Reúna o máximo de informações necessárias para que na hora do investimento você seja o mais assertivo possível!

Em tempo de incerteza na economia, há um investimento difícil de se perder dinheiro: OBRAS DE ARTE.