Obra de Klimt ressurge na Áustria após décadas desaparecida

Obra de Klimt ressurge na Áustria após décadas desaparecida

Após passar um século desaparecida, a pintura “Retrato da senhorita Lieser”, de Gustav Klimt, simplesmente reapareceu. Avaliada em cerca de 50 milhões de euros (mais de R$ 266 milhões), a obra de arte agora será leiloada em Viena.

A pintura, muito bem preservada, foi vista pela última vez durante uma exposição em Viena em 1925, como evidenciado por uma fotografia em preto e branco, a única prova de sua existência.

A obra então desapareceu, até ressurgir quando os atuais proprietários solicitaram uma avaliação legal ao herdá-la de parentes distantes que a possuíam desde a década de 1960.

Apesar das investigações, ainda é um mistério o que aconteceu com o quadro enquanto esteve desaparecido, disse à imprensa o especialista Ernst Ploil, da casa de leilões Kinsky.

A peça em questão está envolvida em muito mistério. É quase certo que Klimt começou a trabalhar nela em maio de 1917, nove meses antes de sua morte. A pintura foi encomendada por um membro dos Lieser, uma família de grandes industriais judeus do então Império Austro-Húngaro, que mais tarde sofreu perseguição e espoliação nazista.

O fundo da obra, mas não a figura feminina, ficou inacabado após a morte do pintor, em 1918. A pintura, então, foi devolvida nesse estado aos proprietários.

Avaliada em cerca de 50 milhões de euros, a pintura "Retrato da senhorita Lieser", de Gustav Klimt, será leiloada em Viena.