Tomografia em obra de arte?

Tomografia em obra de arte?

Dois quadros do pintor gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) passaram por tomografia computadorizada em um hospital de Porto Alegre, na segunda-feira (21). Mas é claro que os exames não tem nada a ver com medicina: as obras de arte passaram pela análise para identificar detalhes escondidos e investigar possíveis modificações antes de uma exposição sobre o artista que será inaugurada em Porto Alegre. ????????

A exposição "PW170A – Weingärtner No Campo dos Olhos", promovida pela Casa da Memória da Unimed Federação-RS, será inaugurada em 31 de agosto e contará, além de obras inéditas de Weingärtner, com originais, matrizes, fac-símiles e ampliações de pinturas do artista. Também estarão expostos os resultados das tomografias realizadas nesta semana.

As obras que passaram pela tomografia são "Planos de Guerra" (1889) e "Namoro" (sem data). A primeira mostra dois homens em trajes monárquicos confabulando em uma sala cheia de detalhes. Já a segunda foi pintada sobre uma placa de madeira minúscula, que cabe na palma da mão. A obra será reproduzida em tamanho 455% maior, para que seja possível analisar os traços de Weingärtner.

fonte: g1