Lucia Buccini

Lucia Buccini
Lucia Buccini

Nascida em Belo Horizonte em 7 de maio de 1944

Radicada em São Paulo desde 1978

Graduada pela Fundação Mineira de Arte em 1963

Graduada pela Aliança Francesa em Língua e Literatura Francesas em 1970 - Nancy I
A artista faz parte do Programa de Educação para Arte, ministrado nas escolas públicas de Dalton (GA-USA), onde realizou workshops. Com 23 mostras individuais e participações em 95 coletivas ao redor do mundo, seu currículo foi enriquecido com mais uma premiação entre outras que já recebera. O "Prêmio de Público", obtido no 27º Concurso Suíço e Europeu de Pintura Primitiva, em Morges (Suíça).

Criando paisagens imaginárias de grande luminosidade, a artista elabora caprichosamente seus quadros, como numa tentativa de construir um mundo ideal, livre das mazelas ecológicas, onde o calor humano se faz presente.
O trabalho de Lucia Buccini expressa a sua própria simplicidade de viver, marcada nas lembranças das férias passadas na fazenda de sua família, no interior de Minas Gerais. Suas pinturas são, para a artista, uma forma de comunicar uma mensagem positiva, da busca do essencial como meio para soltar as amarras e voar livre através da imaginação e da fantasia.


Nascida em Belo Horizonte, radicada em São Paulo desde 1978. Aos 17 anos ingressa na Universidade Mineira de Arte, no curso de Decoração, no qual aprendeu a magia das cores. Autodidata na técnica de pintura, começa a seguir sua vontade interior de expressão através das cores.

Formada em língua e literatura francesas, trabalhou como secretária executiva em empresas francesas, tendo a pintura como ocupação paralela até 1993, quando decide se dedicar integralmente à arte. Em 1983 começa a participar de Salões e Coletivas.

Faz sua primeira individual em São Paulo, em 1988. Realizou 24 exposições individuais, sendo 13 em São Paulo, 2 em Porto Alegre, 1 no Rio de Janeiro, 1 em Belo Horizonte, 1 em Mariana, 2 nos Estados Unidos (Key Biscayne - FLO e Athens - Universidade da Georgia), 1 em Campinas, 1 em Ribeirão Preto e 2 em Santos.Ao longo de sua carreira conquistou vários prêmios e menções honrosas, Medalhas Paleta Internacional, Medalhas de Bronze, duas Medalhas de Ouro e no ano de 1998 Lucia Buccini ganha o "Prêmio de público" do 27º Concurso Suiço e Concurso Europeu de Pintura Primitiva Moderna em Morges, Suiça.

Como consequência de sua exposição na Universidade da Georgia, foi integrada ao Programa de Educação para a arte, das escolas públicas do Estado da Georgia. A Sra. Cristine Goldberg, do Departamento de Ensino Público da Georgia veio ao Brasil em 1994, para gravar um vídeo sobre o trabalho de Lucia Buccini. Em 1996, como convidada desse mesmo Departamento de Ensino, a artista deu workshops nas escolas públicas da região de Dalton - Georgia.

Até agora, Lucia Buccini já participou de 99 coletivas, sendo 16 no exterior como: Taipei (Taiwan), Amsterdan e Rotterdan (Holanda), Casablanca e Rabatt (Marrocos), Montevideo (Uruguai), Laguna Beach, Phoenix, Griffin, Dalton, New York e Los Angeles (USA) , Morges (Suiça) e Figueiras (Espanha).

Ver Obras
Gostou de alguma obra?