Vermelho Steam

Vermelho Steam

Vermelho nasceu em 1975, em São Paulo.

Suas primeiras inspirações vieram dos desenhos animados e histórias em quadrinhos. Após cursar desenho de comunicação nos anos 90 passou a desenvolver seu estilo autoral que possui uma ampla carga de alusões e referências, que vão do teatro de bonecos do leste europeu do século XX ao expressionismo alemão, o cinema e a animação.

Em sua busca por introduzir um caráter lúdico e nostálgico às obras, Vermelho utiliza inúmeros materiais para enriquecer seus trabalhos: selos, molduras, engrenagens, objetos antigos. As temáticas da era vitoriana e do steampunk induzem o espectador à um mundo de fábulas com cenários carregados de detalhes e novos personagens que nos parecem tanto familiares quanto desconhecidos. Os inúmeros recortes criam narrativas visuais imersivas que são convidativas à divagação e ao sonho.

Sua obra conecta-se ao contemporâneo a partir da materialidade inusitada das peças e da familiaridade trazida por suas referências. Vermelho acredita na força da arte democrática, que pode ser vista por todos, seja nas ruas, nas galerias ou na internet. Seu trabalho é um convite à uma ficção que nos transporta para novos lugares e nos afasta por alguns instantes das friezas do mundo real. Esta, nas palavras do artista, é a “hora mágica” que só a arte pode conceder.

Ver Obras
Gostou de alguma obra?