Francisco Zuniga

Francisco Zuniga
Francisco Zuniga

Francisco Zuniga nasceu na Costa Rica para o escultor Manuel Maria Zuniga, em 1912.

Zuniga primeiro aprendeu escultura de seu pai e depois na Escola de Belas Artes de San Jose antes de sair para a Cidade do México, onde estudou na Escola de Talla Directa com Guillermo Martinez Ruiz e Oliverio.

Foi na Escuela de Talla Directa que o estilo de Francisco Zúñiga começou a se desenvolver sob a tutela do escultor Oliverio Martinez eo pintor Manuel Rodríguez Lozano. Incorporando primitivas formas asteca no estilo clássico Francisco Zuniga tinha sido ensinado ajudou a criar um estilo regionalizada, uma que incidiu sobre os corpos e as formas de os nativos da América Central. Embora Francisco Zuniga fez criar algumas peças resumo, a maioria de sua obra é composta de nus, geralmente do sexo feminino, de origem camponesa. Organismos com magro ou encorpado estranhos à escultura clássica, Zuniga expandiu o alcance intelectual do seu trabalho, misturando-o com estudos etnográficos regionais de tipo físico e estilo de vida.

Apesar de sua escultura de bronze continuou a evoluir ao longo de sua vida, Francisco Zuniga expandiu sua gama de meios de toda a sua vida, modelagem em argila e gesso e de escultura em bronze, mármore de Carrara e alabastro. Com a idade de sessenta Zuniga criou sua primeira litografia, uma forma que ele iria trabalhar em prolifically para o resto de sua vida. As cópias, em preto e branco e cores, matéria compartilhada assunto com sua escultura, mas lhe permitiu uma maior ligação com os desenhos que serviram de base de ambos.

Francisco Zuniga chamou várias comissões de notáveis durante sua vida, incluindo os relevos de pedra monumental da Alegoria da Terra e das Comunicações na Secretaria de Comunicaciones na Cidade do México. Francisco Zuniga também está bem representado em colecções de museus importantes, incluindo as do Museu de Arte Moderna de Nova York e Cidade do México, o Phoenix Art Museum, Harvard University, Ponce de Arte eo Museu Hirshhom and Sculpture Garden em Washington, DC.

 

Ver Obras
Gostou de alguma obra?