Harry Elsas

Harry Elsas
Harry Elsas

HEINZ HUGO ERICH ELSAS
(1925 - 1994)
 
Nasceu em Sttutgart;  Alemanha.

Heinz Hugo Erich . Veio com sua família para o Brasil, desembarcando no porto de santos após uma longa viagem de navio em 1936 aos 14 anos, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Após desentendimento com o pai, Harry (o nome que escolheu como seu nome artístico) viajou para o Nordeste do Brasil, onde conheceu Lazar Segall, seu professor. Em 1945, orientado por Lasar Segall, realizou sua primeira mostra individual, no Ministério da Educação e Cultura (MEC), no Rio de Janeiro. De 1946 a 1953 residiu no Nordeste, tendo sido fortemente influenciado pela cultura da região. De 1956 a 1970 viveu no Rio de Janeiro, onde teve sua primeira filha também artista plástica Therezia Elsas. Grande amigo de Di Cavalcanti, e outros artistas modernistas suas obras mostram grande influência do movimento, principalmente no que tange à sua fase cubista.
A partir de 1970 fixou-se em São Paulo, onde executou murais para o Banco Safra, em 1971, e Banco Cidade de São Paulo, em 1976.
Realizou várias exposições individuais no Brasil e no extrerior. Quando faleceu, o pintor estava com exposição marcada na sua cidade natal, porém faleceu algumas semanas antes em 12 de maio de 1994 aos 68 anos, enquanto pintava mais um de seus quadros em óleo sobre tela.

 
 

Ver Obras
Gostou de alguma obra?