Rogério Tunes

Rogério Tunes

Nascimento: 1959

Nascido em 29 de agosto de 1959, no rio de Janeiro. Desde cedo demonstra habilidades manuais e criatividade criando seus próprios brinquedos e concursos e desenhos com seus colegas.

1974 - Curso de fotografia no Núcleo de Arte da Urca (NAU), espaço este da diretora teatral Lucia Coelho, participando de várias palestras e evento de arte. Fez contato com vários artistas como Bia Lessa, Candido Dann, Daniel Dantas, Andréa Dantas, Zezé Polessa, etc.

1975 - Curso de desenho e arquitetura no SENAC

1976 - Curso de desenho e propaganda no SENAC. Começa a trabalhar no departamento de criação de algumas agências, como freelancer.

1977 - Curso de desenho de Artes Gráficas no SENAI. Adquirindo conhecimento sobre processo de impressão para utilização de off-set, tipografia, litografias, flexografia, xilografia e serigrafia.

1978 - Trabalhou departamento de criação da Etimarket, criando várias embalagens e patenteando alguns produtos seus.

1979 - Trabalhou na editora Cultura Contemporânea, no departamento de produção, diagramação e arte final. Onde tem o incentivo do crítico de arte Walmir Ayala e Sérgio Ribeiro Rosa para utilizar sua criatividade nas artes plásticas.

1980 - Vai para Nova York para uma viagem de férias que prolonga por 6 meses. Percorrendo museus, galerias de arte e circuitos culturais. A influencia da cultura norte americana tem reflexos a te hoje.

1981 - Inaugurou estúdio de programação visual, criando marca e logomarcas para vários clientes.

1984 - Herda uma fazenda, onde se encanta pela vida do campo e começa a desenvolver atividades rurais, como apicultura, caprinocultura, diversas lavouras.

1985 - Casa-se e passa a morar na fazenda, onde cria um vínculo com a terra na qual futuramente se demonstra na cerâmica.

1990 - Monta uma confecção com empresários paulistas, Jesus e Fernando Cheda, ficando como sócio-gerente.

1991 - Inaugura estúdio serigráfico o qual funciona até hoje, para atender a confecção.

1992 - Desliga-se da confecção para dedicar-se apenas a serigrafia. Trabalhando com diversos materiais, vidro, plástico, couro, matérias sintéticos e madeira.

1995 - Faz curso de cerâmica com Tito Tortori, conhecendo várias técnicas de material de incrível maleabilidade plástica. Fazendo esculturas e placas no torno, onde tem muita facilidade em domina-lo.

1996 - Curso de cerâmica com Milton, especialista em torno, aprimorando sua habilidade.

1997 - Curso de pintura e escultura com Ricardo Frazão, renomado artistas com profundo conhecimento de arte contemporânea. Grande incentivador, começa a expor, e freqüentar seu atelier até 1999.

1999 - Inaugura seu atelier, no seu sitio em Jacarepaguá, num galpão de 200m onde da vazão a suas habilidades pintando, fazendo peças de cerâmica e esculturas em madeira e ferro soldado.

2000 - Curso de marcenaria no SENAI, já muito interessado pela madeira, aprimorando seus conhecimentos e identificando-se com a história do seu avo paterno Manuel Tunes, artesão que fez as portas e mobiliário do atual IPHAn e peças da Calendária do Rio de Janeiro e delegacia Catete, etc.

2001 - Expõe
- Memorial da América Latina - São Paulo-III prêmio Maimeri Brasil
- Panorama das Artes de Jacarepaguá
- V Brasil Arte
- Art 22 studio.

2002 - Argentina - Pais de Gales - I prêmio maimeri Latino Americano

2003 - Galeria Noviça

2005 - Galeria Haus Arte Contemporânea
- Paris - GMAC Bastille
- Paris - France - Strasbourg, St' Art 2005
- Bélgica - Live Art 2005.

2006 - Paris - GMAC Bency 2006.
 

 

Ver Obras
Gostou de alguma obra?