3 PINTURAS FAMOSAS QUE NÃO ESTÃO EM SEU LOCAL DE ORIGEM

3 PINTURAS FAMOSAS QUE NÃO ESTÃO EM SEU LOCAL DE ORIGEM

1. Mona Lisa.
Originalmente produzida na Itália, hoje pode ser vista no Museu do Louvre, em Paris.

De acordo com a Super Interessante, a história de como o quadro chegou à Paris possui uma explicação relativamente simples: em 1516, quando da Vinci foi convidado pelo rei Francisco I da França a trabalhar em sua corte, o artista levou consigo a 'Mona Lisa'. Desde então, a obra passou pelo Palácio de Versalhes, pertenceu ao Imperador Napoleão Bonaparte, e chegou ao Louvre em 1797 — inclusive, foi até mesmo alvo de um roubo.

2. 'Rosa e Azul'
Pintado originalmente em Paris, no ano de 1881, o quadro hoje pode ser facilmente visto por brasileiros: é um dos mais célebres do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), desde 1952, quando foi comprado pelo empresário Assis Chateubriand, fundador do museu.

Se Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes para a base do Renascimento, o francês Pierre-Auguste Renoir foi do Impressionismo. Entre suas várias pinturas famosas, uma que se destaca é 'Rosa e Azul', um retrato das irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro judeu Louis Raphael Cahen d’Anvers.

3. 'Abaporu'
Quando se pensa em grandes obras e artistas brasileiros, o primeiro nome que passa na mente de muitas das pessoas é o 'Abaporu', de Tarsila do Amaral. Porém, para a nossa infelicidade, o quadro não é mencionado à toa na lista: é o carro-chefe do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), na Argentina.

A pintura, uma das principais produções do chamado período antropofágico do movimento modernista brasileiro, foi adquirida em 1995 pelo empresário argentino Eduardo Francisco Costantini — fundador do Malba —, por US$ 2,5 milhões. Desde então, já houve propostas de brasileiros por valores altíssimos, para adquirir a tela, mas o argentino sempre recusou.

fonte: aventurasnahistoria