Conheça 5 obras de arte com o tema "NATAL".

Conheça 5 obras de arte com o tema "NATAL".

1. A árvore de natal (Albert Chevallier Tayler)
A tradição de usar árvores para decorar as casas é bem antiga. Os egípcios, celtas, romanos e até mesmo os vikings traziam árvores para dentro de casa. As árvores eram usadas como decoração no solstício de inverno e acreditava-se que, ao final dessa estação, o sol iria reaparecer e as plantas voltariam a crescer.

Mas foi por volta do século XVI que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão. A tradição da árvore de Natal não se espalhou rapidamente pela Europa. Foi somente em 1846, após a publicação de uma ilustração da rainha Victória e do príncipe Albert com seus filhos em volta de uma árvore de natal cheia de presentes, que pessoas de outros países passaram a utilizá-la.

2. Joseph and Mary Can’t Make it to Bethlehem (Banksy)
O famoso Banksy criou um impactante cartão de Natal com uma crítica política à mistura. A obra mostra a passagem de Maria e José para Belém sendo bloqueada pelo famoso muro do apartheid que separa Israel da Palestina e da Cisjordânia, criando paralelos inquietantes entre o estado de refugiado de Maria e José e a atual crise de refugiados no Médio Oriente.

3. Winter Landscape de Caspar (David Friedrich)
Caspar David Friedrich, uma das principais figuras da arte romântica alemã, pinta uma paisagem com neve, onde um homem se encontra deitado contra uma pedra enquanto ora em frente a um crucifixo brilhante protegido por três pinheiros - uma trindade que lembra a Trindade Cristã de Deus Pai, Cristo e o Espírito Santo. Ao fundo da pintura, encontra-se uma catedral gótica alemã inteiramente ligada ao pensamento romântico de voltar aos tempos simples da Idade Média. 

4. A Adoração dos Magos (Domingos Sequeira)
Esta extraordinária obra de Domingos Sequeira que integra, atualmente, o acervo do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, foi alvo de uma campanha de angariação de fundos dinamizada por este museu e intitulada - “Vamos pôr o Sequeira no lugar certo”. A aquisição desta obra de arte para um museu público, tornando-a património nacional, só foi possível graças à participação de muitos portugueses que conseguiram angariar os 600 mil euros necessários para a sua compra. Esta obra com 150 figuras, retrata a adoração dos reis magos ao menino. 

5. Christmas Cards (Salvador Dali)

Salvador Dali, o artista do surrealismo criou uma série de 19 cartões de Natal para uma empresa de Barcelona. Esta imagem acabou por se tornar bastante popular.