Um músico italiano alegou em 2007 que havia encontrado uma canção escondida em uma das obras mais famosas de da Vinci: 'A Última Ceia'.
Como já mencionado, o nome de Leonardo da Vinci sempre foi envolto em certo misticismo, sendo uma figura enigmática e profundamente estudada até os dias de hoje. E é claro que, com o tempo, alguns detalhes sobre a figura e suas obras seriam notados, de maneira que, em 2003, alguns pesquisadores começaram a acreditar que o artista teria escondido uma composição musical na obra; fato este que chamou atenção do músico italiano Giovanni Maria Pala.
De acordo com a CBC, o músico foi o primeiro a perceber que, ao desenhar as cinco linhas de uma pauta musical na pintura, os pães dispostos na mesa e as mãos de Jesus e dos apóstolos poderiam ser lidos como notas de uma melodia. No entanto, com uma peculiaridade: somente se a partitura fosse lida da direita para a esquerda, como o estilo de escrita de Leonardo da Vinci.
Então, transcrevendo todos esses possíveis códigos da obra, Pala teria encontrado um "hino a Deus" de 40 segundos que, caso tocado no instrumento mais utilizado na época do renascentista para músicas espirituais, um órgão de tubos, "parece um requiém". "É como uma trilha sonora que enfatiza a Paixão de Jesus", disse ele na época em entrevista à Associated Press.
Lembrando que Da Vinci foi um verdadeiro polímata, além de pintor também se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
fonte: aventurasnahistoria
Um músico italiano alegou em 2007 que havia encontrado uma canção escondida em uma das obras mais famosas de da Vinci: 'A Última Ceia'.