1-Adriana Varejão:
Um dos maiores nomes das artes plásticas contemporânea com trabalhos não só de pintura, mas também de escultura, fotografia e instalação.
Trazendo o Barroco para a arte contemporânea, a artista carioca possui uma história de profundo fascínio pelo azulejo como metáfora da miscigenação cultural forçada e voluntária no país.
Se consagrou através de obras viscerais, peles rasgadas, interiores à mostra, canibalismo e esquartejamento.
2-Beatriz Milhazes:
Uma das principais artistas plásticas contemporâneas brasileiras, é reconhecida internacionalmente e mostra-se uma profissional versátil sendo pintora, gravadora, escultora, ilustradora e professora.
Sua obra se caracteriza pelo uso da cor, de estruturas geométricas, arabescos, florais e motivos ornamentais para criar composições de intenso dinamismo óptico.
As telas de Beatriz Milhazes são, de modo geral, marcadas pela estética do barroco, pelo excesso de elementos, pelos ornamentos que impactam o espectador.
3-Lygia Clark:
Uma das artistas plásticas mais inovadoras do Brasil foi a mineira Lygia Clark, que criou o seu trabalho baseado numa arte sensorial e interativa.
Ela revolucionou o espaço do museu e principalmente a relação espectador-obra de arte. Se deslocou-se da posição de artista para a de propositora, rompendo assim com a ideia de que a arte devia ser apenas observada, contemplada.
Lygia Clark, que fez parte do neoconcretismo, acreditava numa arte inclusiva, que convidasse o público a manipular as peças.