5 nus femininos mais importantes da arte.

5 nus femininos mais importantes da arte.

1.Vênus de Urbino — Ticiano (1538)
Ticiano, um pintor italiano do Renascimento, é amplamente reconhecido por suas evocativas representações de nus femininos. “Vênus de Urbino”, uma de suas obras mais famosas, retrata uma jovem nua, languidamente deitada em uma cama suntuosa, com os olhos fixos no espectador. A pose da figura feminina é influenciada pela “Vênus Adormecida” (1510) de Giorgione e mais tarde serviria de inspiração para “Olympia” de Édouard Manet.

2.Louise O’Murphy — François Boucher (1752)
Esta pintura sensual de François Boucher retrata Louise O’Murphy, a jovem amante do Rei Luís XV da França. O quadro exala erotismo, com a adolescente nua deitada languidamente em lençóis desarrumados. Acredita-se que o retrato tenha despertado o interesse do rei, levando ao subsequente relacionamento entre os dois.

3.O Nascimento de Vênus — Sandro Botticelli (1484)
Um dos mais famosos quadros renascentistas, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli retrata a deusa Vênus emergindo do mar numa concha gigante, conforme a mitologia romana. A obra é tão icônica que até mesmo foi representada em moedas europeias.

4.Nu, Folhas e Busto — Pablo Picasso (1932)
A fascinação de Pablo Picasso pelo corpo feminino é bem documentada em suas obras. “Nu, Folhas e Busto” é uma representação impressionante de um corpo feminino nu, rodeado de folhas verdes e um busto. A obra alcançou um marco ao se tornar uma das pinturas mais caras já vendidas em um leilão, arrecadando 106,4 milhões de dólares.

5.A Grande Odalisca — Jean-Auguste Ingres (1814)
“A Grande Odalisca” de Ingres é uma obra-prima do erotismo e uma extravagância orientalista. Uma mulher nua, adornada com um turbante e segurando um leque de penas de pavão, repousa em lençóis de seda, apresentando uma curva quase surrealista. Seus olhos inquisidores, que parecem desafiar o espectador, são uma característica notável desta pintura.

Fonte: revistabula