5 OBRAS INSPIRADAS NO CARNAVAL

5 OBRAS INSPIRADAS NO CARNAVAL

1-Carnaval, 1960, Candido Portinari

O artista ficou muito conhecido por representar as festas populares do interior do estado de São Paulo, principalmente as festas juninas e alguns rituais religiosos – procissões e missas –, mas também abordou a folia do Rio de Janeiro, com a obra Carnaval, de 1960. A pintura meio abstrata, meio figurativa, mostra o desfile de um bloco carnavalesco na capital fluminense, com elementos típicos da cena – músicos, fantasias, uma porta-bandeira e as tradicionais baianas.

2-1984, Carybé

Nascido na Argentina, Carybé se fixou na Bahia desde a década de 1950. Suas obras sempre foram marcadas por um traço muito gráfico, e seus assuntos pictóricos sempre foram ligados ao local que escolheu como sua terra. Pescadores, ambulantes, lavadeiras e outros personagens recorrentes de Salvador foram retratados em seus trabalhos, seja em representações históricas, em cenas populares ou até em padrões mais abstratos.

3-Carnaval em Madureira, 1924, Tarsila do Amaral

Depois de um período estudando em Paris, Tarsila do Amaral retornou ao Brasil logo depois do acontecimento que fundou oficialmente o Movimento Moderno no país, a Semana de Arte de 1922. Seu grande amigo Blaise Cendrars, um poeta francês, veio visitá-la e conhecer o país tropical em 1924. Então Tarsila e os outros modernistas o acompanharam em diversas viagens pelo Brasil, incluindo uma passagem pelo carnaval carioca, que inspirou a tela acima.

4-Carnaval nos Arcos da Lapa,  1960, Heitor dos Prazeres

Heitor dos Prazeres talvez tenha sido um dos maiores retratistas do carnaval brasileiro. E não à toa, afinal o pintor carioca participou da fundação das primeiras escolas de samba do país, além de interpretar e compor diversos sambas clássicos de nossa cultura.

5-Carnaval, 1965, Di Cavalcanti

Nascido no Rio, Di Cavalcanti foi para São Paulo estudar e integrou-se ao grupo de artistas que foi responsável pela Semana de Arte Moderna de 1922. Mas em seu trabalho sempre retratou as paisagens, as comunidades, os morros e as festas populares da capital fluminense. Entre o subúrbio e o samba, Di também retratou cenas de carnaval, como nesta pintura de 1965, já uma fase madura do artista.

fonte:artequeacontece