Ação deixa racismo exposto por meio de obras de arte.

Ação deixa racismo exposto por meio de obras de arte.

Essa foi a base de uma ação desenvolvida pela agência CAMPO para a empresa Brookfield Energia Renovável.

Para a iniciativa, funcionários da empresa de energia foram convidados a relatar situações discriminatórias que haviam vivido – na rua, na farmácia e até com os amigos.

No total, cinco pessoas contaram passagens que iam desde suas infâncias até sobre como ainda têm de lidar com o preconceito no dia a dia.

Cada um dos relatos foi enviado a um artista negro – Adelir Silva, Airá OCrespo, Hully Roque, PV Dias e Valquíria Pires. E eles, com cores e formas, deixaram o racismo exposto.

“Como, muitas vezes, a discriminação racial no ambiente de trabalho acontece de forma silenciosa, decidimos deixar o tema bem visível”, resume o sócio e head of content do CAMPO, Guilherme Figueira.

As obras da ação Racismo Exposto foram exibidas na sede da Brookfield Energia, no Rio de Janeiro.

No mês passado, foram leiloadas. O valor arrecadado será destinado às instituições A Rua é Nós e Amigos Levando Amor às Ruas.

A exposição foi estendida também para a TOD_S, plataforma de inclusão e diversidade da Brookfield Energia Renovável, criada a partir de conversas com os quatro grupos de afinidades existentes na empresa: gênero, LGBTI+, pessoas com deficiência e etnias.

No site, as histórias ganharam as vozes de atores negros. “Foi uma decisão dos próprios funcionários da empresa, para que se sentissem mais à vontade para expor situações tão delicadas”, explica Figueira.
fonte: catracalivre

Funcionários de empresa de energia relataram situações de preconceito, e artistas se basearam na história em suas criações.