Amilcar de Castro com exposição em Londres!

Amilcar de Castro com exposição em Londres!

A "Goodman Gallery" em Londres, apresenta a exposição "Amilcar de Castro: um pensamento sobre o espaço" , a primeira mostra individual no Reino Unido do artista brasileiro Amilcar de Castro (1920 – 2002). 

Ao longo de mais de seis décadas, de Castro tornou-se um dos artistas sul-americanos mais célebres de meados do século XX. 

Amilcar de Castro: um pensamento sobre o espaço visa traçar as contribuições de Castro para a abstração, minimalismo e várias formas de arte concreta através de sua abordagem inventiva do material, bem como uma consciência aguda da relação entre espaço, objeto, volume e massa.

O espaço reúne uma seleção de trabalhos entre esculturas, desenhos e trabalhos em tela feitos em um único gesto com pincéis e vassouras. A exposição oferece ao público uma visão rara dos métodos de trabalho do artista em conversa com os princípios do movimento de arte concreta e neoconcretismo do século XX.

As obras de De Castro apresentam uma espécie de geometria intuitiva explorando conjuntos complexos expressos em linhas e traços. As obras constituídas na exposição são algumas das obras finais que o artista produziu antes de sua morte — muitas das quais foram apresentadas em sua exposição Amilcar no limite do mundo no Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo, em 2021. 

Foi o primeiro artista brasileiro a receber o Prêmio Fundação Guggenheim, em 1965, além de ser aclamado localmente com grandes apresentações na 15ª Bienal Internacional de São Paulo e uma apresentação no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, entre outras. A prática expansiva de De Castro serve como pedra de toque para uma geração de artistas não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo.

O evento vai ficar até o dia 5 de março com o Brasil sendo bem representado.

A "Goodman Gallery" em Londres, apresenta a exposição "Amilcar de Castro: um pensamento sobre o espaço" , a primeira mostra individual no Reino Unido do artista brasileiro Amilcar de Castro (1920 – 20