Artista enviou 2 telas em branco para museu.

Artista enviou 2 telas em branco para museu.

Um artista famoso e controverso, Andy Warhol, disse certa vez: “Odeio museus porque eles fazem com que coisas pareçam importantes, mas na verdade não significam nada ”. Sob essa premissa, qualquer coisa criada poderia ser arte e qualquer pessoa que a expusesse num museu poderia ser um artista. No entanto, nem sempre é esse o caso.

Haaning recebeu 76 mil euros do Museu Kunsten de Arte Moderna de Aalborg, na Dinamarca, para realizar duas novas obras baseadas em peças anteriores.

Eram molduras que mostravam os salários médios de um dinamarquês e de um austríaco, para uma amostra sobre o futuro do trabalho. Mas o artista ficou com o dinheiro e enviou ao museu duas telas vazias chamadas “Pegue o dinheiro e corra”, dizendo que eram peças novas e “melhores” que tinham a ver com o tema da exposição.

O idealizador da obra afirmou que sua intenção era denunciar a precariedade salarial e que a quebra de contrato fazia parte de sua expressão artística.

“Não creio que tenha cometido roubo... Fiz uma obra de arte, que talvez seja 10 ou 100 vezes melhor do que havíamos planejado. Qual é o problema?", declarou.

O museu não ficou de braços cruzados e o processou no tribunal. E agora, depois de quase dois anos de processos judiciais, foi decidido que ele deve devolver todo o dinheiro.

Independentemente da finalidade das suas obras, o Tribunal Municipal de Copenhague considerou que a obra era "deficiente" face ao acordado no seu contrato com o museu Kunsten, uma vez que tinha concordado em entregar duas peças diferentes.

O artista perdeu o caso e teve que devolver o dinheiro emprestado pela obra. Além disso, o museu não violou os seus direitos de autor, decidiu o tribunal. O artista também teve que arcar com os custos do processo.

Segundo o artista, pintar as obras custou-lhe mais de 3.000 euros, pelo que decidiu enviar duas telas vazias. Ele não considerou isso um roubo:

“Encorajo outras pessoas que têm condições de trabalho tão miseráveis ??como as minhas a fazerem o mesmo. Se eles têm um emprego de merda e não são pagos, e ainda por cima lhes pedem para investir dinheiro para o trabalho, então devem aceitar o que puderem."
 

fonte: ignbrasil