Cachorro descoberto em obra de Pablo Picasso

Cachorro descoberto em obra de Pablo Picasso

Imagem em tela de 1900 foi descoberta pelo Museu Guggenheim, em Nova York, mas não pode ser observada a olho nu, só por meio de técnica de raio-x que mapeia elementos químicos.

Segundo Julie Barten, conservadora de pintura do museu, foi observada uma área em que cores e texturas não estavam relacionadas com a composição final da pintura. "Tive uma sensação muito forte de que havia algo lá embaixo", disse Julie.

A pesquisadora já estudava a obra com microscópio e usando o raio-x, porém, só conseguiu avançar o trabalho ao usar o processo, providenciado pelo Metropolitan Museum of Art, de Nova York, e pela National Gallery of Art, de Washington.

Os especialistas encontraram o cachorro, possivelmente um Cavalier King Charles Spaniel, uma raça popular em Paris na época, coberto por uma tinta escura sentado à mesa ao lado de três outras mulheres, na parte inferior do quadro.

A pintura, considerada uma das primeiras obras-primas de Picasso, está na coleção do Museu Guggenheim de Nova York há décadas. Agora é a peça central de uma exposição chamada "Jovem Picasso em Paris", que apresenta pinturas, desenhos e fotografias para contar a história dos primeiros anos de Picasso em Paris a partir de 1900.

fonte: g1