Em ação criminosa ocorrida na manhã de domingo (7/12) dois bandidos armados invadiram a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo, e roubaram obras do francês Henri Matisse (1869-1954) e do brasileiro Candido Portinari (1903-1962).
A Polícia Civil iniciou no mesmo dia a perícia do local, que conta com câmeras de segurança, e diligências para identificar os responsáveis pelo roubo. Nesta segunda, foi divulgado o retrato dos dois suspeitos, cujos nomes não foram divulgados.
Foram levadas oito gravuras do primeiro e cinco do outro, segundo informou, em nota divulgada à imprensa, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade. As obras faziam parte da exposição Do Livro Ao Museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, que se encerrava no domingo.
De acordo com a administração municipal, as gravuras, assim como todas as obras expostas, contavam com seguro.
O prefeito Ricardo Nunes declarou, no domingo, que os criminosos foram identificados pelas câmeras de segurança.
Um dos suspeitos foi preso nesta segunda-feira (9/12). Segundo o governo do Estado, ele foi capturado por equipes do Cerco (Central Especializada em Repressão a Crimes e Ocorrências diversas) em uma casa na Mooca, na Zona Leste da capital.
FONTE: BBC