Conheça a história por trás do "Retrato do Dr. Gachet" de Vincent Van Gogh

Conheça a história por trás do "Retrato do Dr. Gachet" de Vincent Van Gogh

Depois de passar um tempo no manicômio Saint-Paul-de-Mausole em Saint-Rémy, no sul da França, por ter decepado parte de sua orelha, Vincent van Gogh foi encaminhado, após sua saída, para um certo Dr. Paul-Ferdinand Gachet para supervisão contínua.

Em seu primeiro encontro, o atormentado artista não gostou do profissional, chegando a escrever a seu irmão Theo para lhe contar que se sentia ainda mais angustiado e começaria a procurar outro médico.

Mas logo Van Gogh se entusiasmou com Gachet, em quem ele encontrou uma alma gêmea (Gachet também um entusiasta da arte) e, mais do que isso, o artista ainda notou uma semelhança física com o médico, escrevendo novamente para seu irmão e irmã: “Eu encontrei um verdadeiro amigo no Dr. Gachet, algo parecido com outro irmão, nós nos parecemos fisicamente e também mentalmente”.

Depois de completar este que foi o primeiro dos dois retratos que fez do gentil médico, Van Gogh explicou: “Eu fiz o retrato de M. Gachet com uma expressão melancólica, que pode muito bem parecer uma careta para quem a vê.”

Sabiam dessa historia? Em breve outras curiosidades do mundo da arte!

Depois de passar um tempo no manicômio Saint-Paul-de-Mausole em Saint-Rémy, no sul da França, por ter decepado parte de sua orelha, Vincent van Gogh foi encaminhado, após sua saída, para um certo Dr.