Desenho atribuído a Picasso é confiscado pela alfândega na Espanha.

Desenho atribuído a Picasso é confiscado pela alfândega na Espanha.

Um desenho atribuído a Pablo Picasso com um valor de cerca de 450 mil francos suíços foi apreendido no início de julho no aeroporto de Ibiza, nas Ilhas Baleares, de um viajante suspeito de "contrabando", informou a Agência Fiscal Espanhola nesta segunda-feira.

O desenho de 1966, conhecido como "Trois personnages", foi encontrado em 5 de julho na bagagem de uma pessoa "da Suíça, que tentava introduzir a obra na Espanha sem declarar", informou a instituição em comunicado.

Questionado por funcionários da alfândega espanhola, avisados por seus colegas suíços de que uma "obra de arte" estava sendo transportada em circunstâncias "suspeitas", o viajante disse que era uma cópia e apresentou uma fatura de 1,5 mil francos suíços.

No fundo da mala, entretanto, as autoridades descobriram outra fatura, de 450 mil francos suíços, emitida por uma galeria de arte de Zurique, que menciona a obra "Trois personnages" do artista espanhol Pablo Picasso.

De acordo com uma análise preliminar realizada por especialistas em arte contemporânea, trata-se da obra original e seu valor de mercado "corresponderia ao preço faturado pela galeria suíça", disse o comunicado.

fonte: folha

Passageiro oriundo da Suíça tentava entrar em Ibiza com obra avaliada em cerca de R$ 2,4 milhões.