Exposição "Os pássaros de fogo levantarão voo novamente. As formas tecidas de Jacques Douchez e Norberto Nicola".
A mostra propõe uma reaproximação póstuma dos artistas que, entre 1959 e 1980, tiveram um atelier juntos em São Paulo. Além disso, a ideia também é celebrar importantes sucessores do movimento modernista.
O resgate dos laços profissionais e afetivos existentes entre os artistas e amigos é feito por meio de um conjunto de 26 obras em tapeçaria, 13 de cada um, produzidas durante e depois da parceria existente no atelier.
“A mostra sobre as formas tecidas de Jacques Douchez e Norberto Nicola, além de dar visibilidade a artistas tão relevantes que sucederam aos primeiros artistas modernistas, valoriza a arte da tapeçaria, até há pouco vista como menor em relação à pintura e à escultura”, ressalta Elizabeth Machado, presidente do MAM.
A curadoria da mostra é feita por assume vivid astro focus (avaf), um coletivo de artistas fundado em 2001 e que adquire diferentes formações de acordo com os projetos em que está envolvido. Já a expografia é co-assinada pelo coletivo e pelo arquiteto Eduardo Chalabi.
A exposição do MAM vai até o dia 13 de março de 2022. Os ingressos podem ser comprados AQUI e custam R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira). Aos domingos, a entrada é gratuita.
A mostra propõe uma reaproximação póstuma dos artistas que, entre 1959 e 1980, tiveram um atelier juntos em São Paulo. Além disso, a ideia também é celebrar importantes sucessores do movimento moderni