Menina de 10 anos é convidada para expor no Louvre.

Menina de 10 anos é convidada para expor no Louvre.

A pequena artista Sophia Helena, de 10 anos, moradora de Madureira, na zona norte do Rio, vai expor os seus quadros no Museu do Louvre, em Paris. A artista mirim foi convidada para apresentar suas obras em uma área dedicada a novos taletos.  

Aos 6 anos, Sophia Helena já demonstrava uma habilidade especial para as artes plásticas. O potencial foi identificado por uma professora do Colégio Adventista de Jacarepaguá, onde estuda. Logo que percebeu o talento, Débora de Faria Hemerly procurou a mãe da criança, Daniele Moreira, e a orientou a dar atenção à aptidão da menina, que começou a se aventurar no universo da pintura e, aos 9 anos, foi matriculada num curso da área, a pedido dela própria. O investimento deu frutos. No fim de fevereiro, a artista mirim, especializada em tinta acrílica sobre tecido, foi aprovada numa seleção para expor suas telas no Carrousel do Louvre, uma galeria no subsolo do museu francês.

Atualmente, Sophia, que mora em Madureira, complementa o curso de pintura, às terças-feiras, em Vila Valqueire, com aulas on-line de arte, às sextas, em que aprende sobre traços, desenhos e grandes pintores, como Van Gogh e Claude Monet. Ela tem cerca de 15 telas, que vão da arte figurativa, com paisagens e animais, à abstrata. Entre elas, estão “As bailarinas”, com duas meninas dançando em sincronia, “Tiradentes”, que retrata uma árvore do município do interior de Minas Gerais, e “Casa de Friburgo”, seu primeiro quadro, inspirado numa moradia de campo.

A conquista de um espaço em Paris começou quando Daniele viu, no Instagram, o anúncio de uma seleção para artistas realizada por uma galeria que expõe no Carrousel du Louvre, a Vivemos Arte, e enviou o portfólio da filha, incluindo cerca de dez telas. O passo seguinte foi uma entrevista por videochamada com a diretora da empresa, Lisandra Miguel, que quis saber sobre as ideias que guiam a arte de Sophia e seus interesses como criança.

O Carrousel du Louvre tem obras de artistas de 25 nacionalidades. No momento, Sophia trabalha na produção de obras exclusivas para a galeria. A meta é desenvolver oito, mas apenas duas serão selecionadas para a exposição em Paris, em outubro. A família tenta patrocínios de empresas para custear a ida à capital francesa.

globo.com

A pequena artista Sophia Helena, de 10 anos, moradora de Madureira, na zona norte do Rio, vai expor os seus quadros no Museu do Louvre, em Paris. A artista mirim foi convidada para apresentar suas obr