O MIS Experience vai fechar as portas no final deste mês. A medida ocorre após a Fundação Padre Anchieta, dona do imóvel em que o museu está localizado, decidir não renovar o contrato de locação.
O espaço fica em uma antiga marcenaria da TV Cultura, na zona oeste de São Paulo. Segundo interlocutores ouvidos pela coluna, que participaram das reuniões, a Fundação Padre Anchieta tem outros planos para o uso do imóvel.
Inaugurado em 2019 como um braço do MIS (Museu da Imagem e do Som), ele trouxe para a capital paulista a primeira exposição imersiva de sua história, com projeção de obras de artistas em larga escala.
O MIS Experience se inspirou no Atelier des Lumières, em Paris, onde os visitantes são convidados a mergulhar em obras como a "Noite Estrelada", de Van Gogh, ou "O Beijo", de Gustav Klimt.
O MIS e o MIS Experience, assim como o Paço das Artes, são atualmente geridos pela Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, mas o contrato vai ser encerrado em agosto.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo vai publicar um novo edital de chamamento público para a gestão dos museus.