O Museu Max Ernst Brühl des LVR mostra uma exibição de mundos visionários pelo eminente ilustrador de quadrinhos francês e cenarista Jean Giraud (1938 - 2012), que alcançou fama internacional sob o nome Moebius. Mœbius explorou as esferas dos sonhos e da ficção científica e inspirou filmes de George Lucas, Ridley Scott ou Hayao Miyazaki com seu projeto de um futuro de aparência arcaica. Em suas histórias, arquitetura utópica e cidades futuristas e mega-metropolitanas repletas de pessoas encontram paisagens desérticas e viagens xamânicas pelo espaço e pelo tempo.
Mœbius obscurece as fronteiras entre os gêneros de histórias em quadrinhos e arte. Com seu imenso poder de imaginação, ele criou um fluxo constante de mundos surreais com suas linhas precisas. Por décadas, ele criou figuras icônicas como o guerreiro Arzak, o major Grubert ou os viajantes espaciais Stel e Atan. Juntamente com eles, ele também envia os espectadores em viagens de aventura aos mundos infinitos de sua imaginação.
A exposição, com aproximadamente 450 obras, é dedicada à extensa obra de Mœbius e suas complexas histórias fotográficas: começando com seus cadernos (“carnets”), nos quais ele concentrou as idéias fundamentais de sua produção de imagens e continuando através da série de histórias em quadrinhos estruturadas em cenários, desenhos esboçados, pinturas abstratas, até seus populares gráficos impressos, o espectro de sua fascinante arte do desenho se espalha diante de nossos olhos. Esta exposição do trabalho de Mœbius é o resultado de uma cooperação exclusiva com a Mœbius Production.
Mœbius obscurece as fronteiras entre os gêneros de histórias em quadrinhos e arte.