SPFW leva para a passarela estampas inspiradas nas obras de Adriana Varejão.
Mônica Sampaio, diretora criativa da Santa Resistência, apresentou a coleção “Águas de si: Quando a mulher veste mar” no São Paulo Fashion Week.
Boa parte dessas mulheres-oceano são retratadas como protetoras dos mares, defendendo a preservação dos ecossistemas marinhos. "Ao mesmo tempo que ela protege, leva para o fundo do mar também", lembra a estilista. Mas ela também lembra da mulher real: "A esposa do marido pescador, as mulheres ribeirinhas que trabalham com escama de peixe, com artesanato da linha de pesca", explica.
Comuns nas criações da marca, as artesanias estão presentes mais uma vez, agora em bordados manuais com desenhos marinhos, tramas de macramê que formam águas-vivas e vestidos de crochê representando Iemanjá.
As estampas vêm de algumas colaborações, uma delas o mix de duas obras de arte da artista plástica Adriana Varejão. São elas: “Figura de Convite III” e “Celacanto Provoca Maremoto”. A fusão das pinturas revela o diálogo entre corpo e oceano, interior e exterior, feminino e território.

