Exposição inaugurada em Londres neste sábado (14) em comemoração aos 200 anos da National Gallery está reunindo algumas das mais famosas obras de Vincent Van Gogh, produzidas nos dois anos em que o pintor viveu no sul da França, um período iluminado de sua criação.
Van Gogh desenvolveu seu estilo marcado por pinceladas fortes, texturas e paleta de cores ousada de forma bem planejada, experimentando novas técnicas para criar sua marca, e não por estar atormentado quando pintava furiosamente – embora seus dramas pessoais e colapsos emocionais apareçam em algumas telas.
A National Gallery conseguiu reunir para essa mostra 60 quadros que estão espalhados por vários países, em museus e coleções particulares, incluindo o trio formado por duas versões dos famosos Girassóis e um retrato de uma mulher local, uma combinação que Van Gogh planejou para decorar a célebre Casa Amarela, em Arles, onde recebia amigos artistas.
É a primeira vez que os três quadros aparecem juntos depois que saíram da casa onde o pintor viveu e chegou a morar com Paul Gauguin, em 1888.
Fonte: mediatalks