Mural de Di Cavalcanti pode ser restaurado

Mural de Di Cavalcanti pode ser restaurado

Obra de arte no Edifício Triângulo, projetado por Oscar Niemeyer, já foi pichada 10 vezes. Iniciativa em andamento deve salvar o painel.

A céu aberto, uma das obras mais marcantes da arte brasileira faz parte da história do centro de São Paulo. Trata-se do mural Os Operários, feito pelo pintor modernista Di Cavalcanti. Formado por pastilhas de vidro, ele está localizado no Edifício Triângulo, projetado por Oscar Niemeyer no centro de São Paulo na década de 1950.

Muito além da ação do tempo, o painel sofre com depredações humanas. Segundo Everaldo Santos, zelador do prédio há quase 30 anos, o mosaico já foi pichado mais de 10 vezes.

Em busca da conservação e valorização do mural Os Operários, Isabel Ruas inscreveu, em julho, um projeto no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Promac). A estimativa de arrecadação é de R$ 300 mil.

Se a proposta for aprovada, pessoas físicas e jurídicas poderão se cadastrar como incentivadoras no site Porta de Entrada, da prefeitura. Com isso, cada doador destina ao restauro até 20% de contribuições municipais, como Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Do total de depredações, quatro ocorreram durante a Virada Cultural. Na edição de maio deste ano, o painel foi alvo da pichação mais recente. Mesmo depois de limpezas específicas, a tinta deixa resíduos no rejunte.

fonte: metropoles.com