A pintura descoberta em 2021 foi atribuída erroneamente a outro pintor e quase vendida por preço muito abaixo do valor real.
Três anos após ter sido descoberta, uma pintura perdida de Caravaggio será exposta no Museu do Prado, em Madrid. A imagem mostra Cristo com uma coroa de espinhos e sendo açoitado. Intitulada ‘Ecce Homo’, a obra mede 111 cm por 86 cm e foi erroneamente atribuída após ter sido revelada ao mundo.
Quando foi achada em 2021, foi atribuída ao artista José de Ribera, que viveu na Espanha durante o século 17. Em abril do mesmo ano, a pintura foi colocada à venda em uma casa de leilões de Madrid por somente 1.500 euros, segundo informações do The Guardian.
Porém, algo na imagem chamou a atenção de especialistas espanhóis e italianos, que decidiram reexaminar a obra. Após descobrirem o verdadeiro autor da pintura em questão, os especialistas do Museu do Prado contataram o Ministério da Cultura espanhol e uma proibição de exportação foi imposta sob a peça.
Rapidamente, o governo regional de Madrid também concedeu à pintura o estatuto de patrimônio protegido, a fim de mantê-la no país. Nesta segunda-feira, 6, o museu informou que a pintura ficaria exposta no local de 28 de maio a outubro deste ano.
fonte: aventurasnahistoria