O artista brasileiro Rich, que já retratou grande ícones como Ayrton Senna e tem como colecionadores do seu trabalho Neymar,Gusttavo Lima e Caio Castro, no domingo, logo após o atentado contra Donald Trump, pintou a tela “Trump Elected”, que retrata o icônico ato do candidato a presidente americano com o punho para cima, a mão fechada e o rosto sujo de sangue. “A arte não tem limites. Não retratei uma tentativa de homicídio de um ser humano. O que fiz foi retratar através da arte um momento que ficará para sempre na história de todos e do povo americano. É uma imagem muito forte e emblemática”, explica Rich.
O quadro foi colocado a venda e, nesta segunda-feira, um empresário Russo, arrematou a obra por US$ 20,5 mil, cerca de R$ 112 mil. “Nas minhas redes sociais, foi uma das postagens de maior engajamento até hoje, porque é um momento que está na mente e na boca de todos e ter transformado isso em uma tela é muito contraintuitivo. A post viralizou no mundo. Pessoas de mais de 14 países entraram em contato, mas obra já estava vendida. Ainda não sei se farei mais uma. Prezo muito pela exclusividade de tudo o que faço. Além da criatividade, quero que minhas criações sejam ativos financeiros que tenham liquidez e se valorizem com o tempo”, finaliza.
Um outro ponto importante com a arrematação desta obra é que, não existem fronteiras e nem divisões no mundo artístico. Um russo não vê problema algum em ter um ícone americano em sua parede”, finaliza.