Obra de Gustav Klimt bate recorde de leilão na Europa

Obra de Gustav Klimt bate recorde de leilão na Europa

Última obra de Klimt, Lady with a Fan (Dama com Leque, em português), obra do pintor austríaco Gustav Klimt, tornou-se a pintura mais cara já leiloada na Europa. Nesta terça-feira, 27, ela foi vendida no leilão Sotheby’s Modern and Contemporary Evening Auction, em Londres, por 74 milhões de libras – 94,35 milhões de dólares (cerca de 452,4 milhões de reais na cotação atual). 

A estimativa era de 65 milhões de libras. Computando as taxas, o preço da obra totaliza mais de 85,3 milhões de libras (108 milhões de dólares e 518 milhões de reais). 

Lady with a Fan esteve em leilão pela última vez em 1994, quando foi vendida por 11,6 milhões de dólares.  

A tela é considerada a última de Klimt, e ainda se encontrava em um cavalete no estúdio do artista quando, em fevereiro de 1918, ele morreu em decorrência de um derrame. 

O recorde anterior em um leilão europeu pertencia à escultura Walking Man I , de Alberto Giacometti, comercializada por 104,3 milhões de dólares em 2010. 

Já a pintura mais cara leiloada no continente era Le Bassin aux Nympheas, de Claude Monet, que arrecadou por volta de 63 milhões de libras em 2008. 

fonte: veja