Uma imagem criada por inteligência artificial venceu uma competição de artes plásticas, realizada em uma feira no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Intitulada “Théâtre D’opéra Spatial”, a obra foi inscrita pelo designer Jason Allen e foi feita usando o programa de criação de imagens Midjourney.
O caso virou assunto em fóruns e redes sociais, como o Reddit e o Twitter, onde usuários discutem sobre a validade ou não da vitória.
A polêmica começou quando o designer disse que a imagem foi produzida por meio do software. Ele conta que gerou uma centena de imagens e escolheu as três preferidas para tratar em outras ferramentas de edição, como Photoshop e Gigapixel AI, e mandar para impressão.
À imprensa local, Allen defende que informou ao concurso sobre o uso de inteligência artificial na inscrição, ao intitular as obras como “Jayson Allen via Midjourney”. Além disso, ele argumenta que, por ter feito uma curadoria e editado as imagens, a obra teve um toque humano.
No entanto, Cal Duran e Dagny McKinley, juízes do concurso, dizem que não foram avisados ??de que estavam avaliando o trabalho de uma rede neural e que estavam julgando como a arte conta uma história.
Apesar da polêmica, a vitória foi considerada legítima pelos juízes, uma vez que ela venceu a competição na categoria Fotografia Manipulada Digitalmente.
Uma imagem criada por inteligência artificial venceu uma competição de artes plásticas, realizada em uma feira no estado do Colorado, nos Estados Unidos.