PF apreende obra de arte suspeita de ter sido roubada na Líbia.

PF apreende obra de arte suspeita de ter sido roubada na Líbia.

Polícia Federal (PF) cumpriu, no último dia 29, um mandado de busca e apreensão, com o objetivo de localizar e apreender uma obra de arte adquirida pela internet, suspeita de ter sido roubada de um museu na Líbia, no ano de 1990.

Segundo a PF, trata-se de uma escultura de mármore de uma cabeça humana, representando Eusculápio (Head of Asclepius), deus grego da cura, do período de 400 a.C.

A solicitação de busca da obra de arte foi feita em comunicação da Interpol Tripoli, na Líbia, ao Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil. Conforme a Secretaria-Geral da Interpol, a escultura está inserida na base de dados da organização de obras furtadas ou roubadas.

A PF explica ainda que a obra havia sido retida pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, permanecendo naquela unidade alfandegária de fevereiro a setembro de 2020, mas foi liberada ao comprador da peça, mediante a apresentação dos documentos de importação, não sendo possível verificar a ilicitude do objeto.

De acordo com a PF, a obra de arte será periciada e, caso confirmada sua autenticidade e procedência, será repatriada à Líbia. O comprador será ouvido para esclarecer se sabia da origem da escultura.

fonte: agenciabrasil

Polícia Federal (PF) cumpriu, no último dia 29, um mandado de busca e apreensão, com o objetivo de localizar e apreender uma obra de arte adquirida pela internet, suspeita de ter sido roubada de um mu