
Serigrafia da rainha Beatrix dos Países Baixos desapareceu junto com outras 45 obras durante reorganização da coleção de arte em prefeitura.
Isso é o que autoridades de uma prefeitura holandesa acreditam que uma de suas serigrafias pode ter ido parar, depois de ter sido acidentalmente descartada com o “lixo volumoso”.
A serigrafia dos anos 1980, retratando a então rainha Beatrix dos Países Baixos, no famoso estilo pop art de Warhol, desapareceu durante a reorganização da coleção de arte, segundo um comunicado emitido pela municipalidade de Maashorst após ter contratado uma agência independente para investigar.
Todas as obras estavam armazenadas no porão da prefeitura durante a renovação do prédio, mas foram deixadas desprotegidas, movidas para diferentes lugares e sofreram danos causados por água após um vazamento em 2023.
Não está claro exatamente como o lapso aconteceu e quais funcionários foram responsáveis por descartar as obras, que eram avaliadas em aproximadamente 22 mil euros no total.
A autoridade local descobriu que as obras de arte estavam desaparecidas em novembro e relatou seu desaparecimento à polícia, mas não agiu com rapidez suficiente, concluiu o relatório que investigou o incidente.
fonte: CNN