SAQUEADORES DE ARTE ANTIGA SÃO PRESOS.

SAQUEADORES DE ARTE ANTIGA SÃO PRESOS.

Dezesseis pessoas foram presas e mais de 3.500 artefatos foram recuperados depois que a polícia italiana desmantelou o que chamou de rede implacável de saqueadores arqueológicos e traficantes internacionais de antigas relíquias gregas e romanas.

Os detidos enfrentam acusações que incluem conspiração criminosa, escavação ilegal, roubo, comércio de bens roubados e exportação ilegal de bens, disse o esquadrão de arte da polícia Carabinieri em um comunicado nesta quarta-feira.

Os Carabinieri recuperaram centenas de moedas de ouro, prata e bronze dos tempos antigos gregos e romanos, bem como joias, pratos, xícaras, jarros e miniaturas que datam do século 4 a.C. ao século 3 d.C..

A operação mostra como a Itália "ainda possui imensos tesouros que são alvo de escavadores e traficantes implacáveis", afirmou o comandante do esquadrão de arte dos Carabinieri, general Vincenzo Molinese.

A Itália há muito tem problemas com saques e contrabando de seu patrimônio artístico e arqueológico, mas as autoridades têm tido mais sucesso nos últimos anos em rastrear criminosos e recuperar bens roubados.

fonte: terra