Segredos por trás dos autorretratos de Van Gogh.

Segredos por trás dos autorretratos de Van Gogh.

Van Gogh é um dos artistas que mais pintaram autorretratos (35, ao todo) ainda que, para ele, fosse um desafio, como confessou ao seu irmão Theo: "É difícil conhecer-se a si mesmo, mas também não é fácil pintar [seu próprio retrato]".

Assim como em algumas ocasiões ele pintava autorretratos para testar diversas abordagens técnicas, como contrastes de cores ou pinceladas, em outras ele o fazia por falta de modelos, pois não tinha dinheiro para pagá-los e parecia ter uma aversão generalizada a pintar amigos próximos e familiares.

Algumas curiosidades de suas obras:

- Autorretrato Como Pintor: provavelmente o último que finalizou durante sua estadia de dois anos em Paris, mostra seu progresso assombroso.

O artista escreveu que estava procurando "uma semelhança mais profunda que a do fotógrafo". A esposa do seu irmão Theo elogiou o quadro como sendo o autorretrato "mais parecido com ele".

 

-Autorretrato com a orelha cortada: é muito interessante porque foi deliberadamente pintado três semanas depois da mutilação, de forma que é uma clara reflexão do seu estado mental.

Apesar da frágil saúde do pintor, o Autorretrato com a Orelha Cortada é uma imagem composta com muito cuidado e certamente não é o trabalho impulsivo de um "louco".

E está repleto de incógnitas, segundo o especialista.

Pode ser interpretado como uma determinação otimista de voltar a pintar e desafiar seus problemas, como um pedido de ajuda ou ambos. Nunca saberemos o que estava na sua mente, mas, como toda obra de arte, ele apresenta questões interessantes.
 

-Autorretrato com chapéu de feltro cinza: seus amigos chamavam de 'o rosto fogoso de van Gogh' e foi pintado depois de suas experiências com o pontilhismo. Os pontos foram convertidos em pinceladas, que parecem irradiar do centro do rosto.

fonte:bbc
 

Van Gogh é um dos artistas que mais pintaram autorretratos (35, ao todo) ainda que, para ele, fosse um desafio.