
A SP–Arte nasceu em 2005 e completou, em 2024, 20 anos. Nestas duas décadas, desempenha um papel fundamental na profissionalização, no crescimento e na promoção do mercado artístico nacional. Além disso, estimula o surgimento de novos agentes interlocutores e impulsiona a internacionalização da arte brasileira.
O evento é realizado anualmente, durante cinco dias, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Reúne galerias de arte e estúdios de design que trabalham com artistas contemporâneos e históricos dos séculos 20 e 21. Além de galerias e estúdios, a SP–Arte também apresenta editoras, revistas, museus, instituições e espaços autônomos.
A feira é acompanhada por uma programação intensa de conversas, lançamentos e ações educativas. No período prévio à SP–Arte e durante sua realização, acontece também o Circuito SP–Arte, com aberturas de exposições e eventos por toda cidade de São Paulo.
Você sabia que a SP–Arte possui um aplicativo oficial? Gratuito e disponível nas versões Android e iOS, o app foi feito para aprimorar a experiência dos visitantes. Baixe agora para facilitar sua entrada na feira, acessar todas as informações importantes e fazer uma lista personalizada com suas atividades favoritas.
Os destaques ficam para a galeria Etel, que apresentará uma adaptação em madeira da mesa de centro “Tomie Ohtake”, concebida por Ruy Ohtake em 1969; a Teo, que levará à feira uma exposição com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch que reúne peças inéditas adquiridas em importantes residências paulistas; e a Alex Rocca, que mostrará a coleção “Herança”, com obras inspiradas em joias crioulas que investigam raízes afro-brasileiras em vidros e pedrarias às suas tapeçarias.
Outro destaque é a Artemobilia Galeria nasceu em 2006 com a forte intenção conceitual de aproximar arte e design, e mantem um acervo representativo de importantes peças do design moderno brasileiro para comercialização, assim como obras de arte relacionadas. Nestes anos organizamos e promovemos inúmeras exposições sobre o tema e publicamos catálogos e livros através da Artemobilia Publicações. Sergio Campos, colecionador e proprietário da galeria é escritor e curador, seu livro "Giuseppe Scapinelli 1950: O designer da emoção" terá sua segunda edição em 2024. O seu último livro se chama "Lina Bo Bardi: O mobiliário dos tempos pioneiros" e foi lançado no início de dezembro de 2022.
Atenção: No domingo, 6 de abril, as avenidas Pedro Álvares Cabral, 23 de maio e República do Líbano estarão bloqueadas, da meia-noite às 14h, em ocasião da 29ª Maratona Internacional de São Paulo.
Para quem for de táxi ou app de transporte, recomendamos descer no MAC USP (av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Vila Mariana), atravessar a passarela e entrar pelos portões 3 ou 4, ou na avenida Quarto Centenário, pelo portão 5. Teremos monitores para orientar como chegar no Pavilhão da Bienal.